Nova tecnologia está impactando o mundo
O que as pessoas só podiam ver no cinema ou na tela da TV, hoje já é uma realidade.
Quem não lembra da saga de Guerras nas estrelas onde os personagens apareciam em um lugar estando em outro ou seja estavam em dois lugares ao mesmo tempo, isso só e possível através de um holograma.
Podemos ver ao vivo no Fantástico revista eletrônica de domingo a noite, onde Tadeu e Patrícia apresentadores do Fantástico foram teletranspotados. Efeito inédito na televisão brasileira.
Vamos explicar como foi possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. O efeito - que o Tadeu usou no futebol e que Patrícia usou no início do programa com Zezé di Camargo e Luciano - é inédito na TV brasileira. Só foi possível graças à tecnologia.A imagem, no estúdio, foi projetada numa tela especial e imperceptível, provocando a ilusão de uma holografia. Para quem está no local e para quem nos assiste, de casa, é um avanço tecnológico em relação à entrevista exibida pelo Globo Esporte, ano passado, com o jogador Robinho. Se você também lembrou do filme "Guerra nas Estrelas", acertou em cheio. Foi a cena em que a Princesa Léia pede ajuda que fez a holografia virar um sonho tecnológico. A projeção faz com que os entrevistados interajam com a gente como se nós estivéssemos no local, em carne osso.
Explicação dos cientistas para isso é que o holograma seria uma cópia tridimensional, ou seja, uma fotografia fidelíssima de um objeto original. A técnica utilizada para sua “produção”, de acordo com os cientistas, consiste, inicialmente, em banhar o objeto-origem com raio laser. Em seguida, tira-se uma foto deste.
Depois, outro facho de laser é aplicado, mas fora do alcance do primeiro jato. É gerado o reflexo da imagem.
Essa área de interferência dos dois jatos de laser seria capturada no filme, resultando o holograma, isto é, o objeto fotografado em três dimensões, exatamente como o original.
Essa nova tecnologia já esta mexendo com grandes empresas mundiais como Audi e GE General Electric e Nitendo.
Holografia guarda 100 DVDs em um só disco
Empresa pesquisa o uso de discos holográficos para armazenar alto volume de dados
Por Época NEGÓCIOS Online
Com holografia, é possível armazenar 500 GB em um só disco
Já pensou em armazenar o conteúdo de 100 DVDs em apenas uma mídia do mesmo tamanho? Em breve, essa tecnologia estará disponível.
A General Electric está pesquisando o uso da holografia para armazenar os dados.
Com ajuda dessa tecnologia, as informações são codificadas em padrões de luz que ficam guardadas em um material sensível à luz.
Os hologramas funcionam como pequenos espelhos que refletem padrões de luz quando o laser se projeta sobre eles. A tecnologia permite armazenar um volume muito maior de dados que discos ópticos, como o DVD e até mesmo o mais avançado Blu-ray.
Em sua pesquisa, a GE começou a desenvolver uma tecnologia que usa hologramas mais simples e menores, o que pode reduzir o preço dos sistemas. Com a tecnologia pesquisada pela GE, discos de dimensões iguais às de um CD podem guardar até 500 GB – hoje os discos de Blu-Ray armazenam 25GB ou 50GB (em duas faces) e os DVDs chegam a no máximo 8,5GB.
A empresa deve apresentar a tecnologia na conferência de mídias óticas em Orlando, no próximo mês. A ideia da corporação é apresentar para estúdios de cinema, redes de TV, pesquisadores e hospitais, que precisam armazenar grandes volumes de dados.
A tecnologia está ainda em teste, mas a empresa InPhase Technologies estuda oferecer comercialmente ainda neste ano um sistema de armazenamento holográfico. A solução deverá custar em torno de US$ 18 mil.
Audi testa “atendente holográfica
Em tempos de contenções de gastos, as empresas tentam se adequar, às vezes, de maneira incomum a essa nova fase.
Bom, mesmo assim, não acredito que a nova iniciativa da Audi australiana tenha a ver com isso, mas que eles surpreenderam o mercado automobilístico, isso não tenho dúvida.
Quem visitar o Audi Centre Sidney, na Austrália, será recebido por uma atendente “virtual” em forma de holograma.
Sempre pronta para receber os clientes com bom humor e disposição, a nova funcionária informa sobre todas as questões atuais sobre a comercialização, tecnologia e inovação relacionada aos veículos da marca.
O holograma foi criado pela empresa australiana Prime Digital Media.
Pesquisadores japoneses criam holograma tocável
O projetor recria os objetos na tela para que pareçam ter massa física e faz com
Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um projetor holográfico que mostra a imagem de um objeto virtual em 3D e permite tocá-lo com as mãos.
O sistema conta com dois controles do jogo Nintendo Wii (Wiimotes) que registram os movimentos da mão do usuário na frente da tela e um equipamento de ultrassom, desenvolvido na Universidade de Tóquio (chamado de Airborne Ultrasound Tactile Display), que envia jatos ultrasônicos na mão do usuário para dar a sensação de pressão na pele.
Ao controlar o movimento das ondas ultra-sônicas, o projetor recria os objetos na tela para que pareçam ter massa física e faz com que os usuários sintam o peso de pequenos objetos e até gotas de chuva caindo sobre a sua mão. As ondas podem aplicar uma força equivalente a 1,6 gramas, podendo ser direcionada a uma área de 20 milímetros quadrados, de forma bastante precisa.
Com todas informações sobre essa nova tecnologia de comunicação esperamos que possamos se adaptar a essa realidade, pois ainda e nova é está causando espanto no mundo todo.
Autor: Gerson
domingo, 6 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário