terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novas ferramentas de Marketing

Realidade Aumentada
Quando pensamos que algumas tecnologias ficarão somente nas histórias de filmes de ficção científica, aparecem mais próximas da gente do que imaginamos. Assim aconteceu com a tecnologia chamada Realidade Aumentada que começa a ter mais destaque só agora apesar de existir a muitos anos.

A RA são códigos impressos em papel, que ao ter contato com uma webcam e enviado para o computador transforma imagens estáticas, ou até símbolos que parecem não ter nenhum significado, em objetos 3D que podem interagir com o usuário. Nós últimos meses, apareceram vários anúncios de grandes marcas em revistas e jornais utilizando a nova tecnologia.

Assista a uma reportagem feita pelo Jornal da Globo, em que mostra como é a RA e outras formas de sua utilização.


QR Code
Outra tecnologia que chega é a QR Code, que nada mais é do que um código de barras 2D, que pode conter informações e remeter o usuário para um site desenvolvido especialmente para móbiles. Para ativá-lo, o usuário precisa ter um celular com câmera, com a qual deve fotografar a imagem para decifrar o código existente. Mas há ponto fraco nesta tecnologia, muitas vezes é necessário baixar um software para sua leitura.



Tanto a RA quanto a QR Code são ferramentas que podem gerar ótimas ações de marketing se bem trabalhadas. Mas para se conquistar grandes resultados no mercado brasileiro isso ainda deve levar algum tempo. Já que o número de celulares 3G, que permite acesso rápido à internet, no Brasil representa um pouco mais de 1% do mercado, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).


Alguns links de ações feitas para se inteirar.

BMW
www.bmw.com/com/en/owners/service/augmented_reality_intruduction_1.html

Papai Noel Funkeiro
www.mccann.com.br/funkdenatal

Claro
www.claroclube.claro.com.br/claroclube/claro-clube.do?method=home&Localidade=50


Quer ler mais sobre o assunto?
QR Code x Realidade Aumentada - Revista Marketing- agosto/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário